quarta-feira, 15 de junho de 2011

O CAMALEÃO

O camaleão é um réptil que pertence à família Chamaeleonidae.
A maioria dos camaleões vive em África e em Madagáscar, mas há espécies que podem ser encontradas em Portugal, Espanha, Sri Lanka, Índia e na Ásia Menor.
O camaleão pode ter até 60 cm de comprimento e tem uma língua muito grande para apanhar as suas presas (borboletas, moscas e outros insetos).

Este réptil é um animal diurno sendo que o seu período de maior atividade é de manhã e ao final do entardecer. Apesar de tudo, o camaleão não é um caçador ativo, pelo contrário, prefere ficar horas imóvel à espera que uma presa apareça. É através da sua cauda que se fixa aos ramos.
Os camaleões habitam, em sua maior parte, árvores. Mas também são achados em alguns arbustos, e algumas espécies vivem no chão, por baixo de folhas. Podem passar de uma árvore a outra graças à sua cauda preênsil e aos pés em forma de pinças.
Na Amazônia e na Região Nordeste do Brasil, o lagarto conhecido como Iguana (Iguana iguana) é por vezes chamado de camaleão, embora pertença a uma família diferente (família Iguanidae). A espécie também é conhecida localmente como sinimbu. A iguana não sofre pressão de caça intensa, principalmente pela falta de tradição como alternativa alimentícia pelas comunidades rurais. No entanto, existem relatos de consumos de ovos por algumas comunidades ribeirinhas da Amazônia. Pratos feitos com o animal também são ocasionalmente preparados pelos nativos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 
                
                   OFICINA DE FORMAÇÃO:   As Tecnologias de Informação e
                                                                 Comunicação nos anos iniciais  do
                                                                 Ensino Fundamental.



Nome do (a)  cursista:  Lenir Fátima Rossati Vieira
                                         Nely Aparecida da Rocha Silva
                                      

               PLANO DE AULA: UTILIZAÇÃO DO VÍDEO, DVD e CINEMA EM SALA DE AULA


1)Tema: O Camaleão
2) Disciplina: Ciências e Língua Portuguesa
3) Ano : 3º ano B                        Total de alunos:  20
4) Duração:  04    aulas. 
5) Data prevista:  09/06/2011  e  15/06/2011            Horário:  15:00 às 16:30


6) Objetivos (2 a 3 objetivos):
·         Conhecer e identificar as variedades de gêneros textuais, especificamente os enciclopédicos, compreendendo  a mensagem que o autor quer comunicar;
·         Perceber a cadeia alimentar do animais, conhecendo predador e presa no habitat natural, identificando as características do réptil camaleão.
·         Reconhecer os animais de acordo com a sua classificação e conscientizar-se sobre a necessidade da preservação ambiental para que não haja extinção de espécies de  animais na natureza.



7) Título do vídeo ou filme:

·         Vida - Camaleão

8) Relação do conteúdo trabalhado com o filme (breve descrição):
·         Réptil – características, origem, hábitos, etc.
·         Natureza – Habitat dos animais ( presas e predadores ) alguns animais em extinção. Necessidade da preservação ambiental


9) Metodologia e técnica mais adequada (Descreva como será desenvolvida a atividade):
·         Os alunos farão leitura on line do texto do  gênero enciclopédico;
·         Assistirão um vídeo observando atentamente as características, hábitos, e curiosidades sobre o camaleão;
·         Destacarão as partes mais importantes sobre o vídeo assistido;
·          Digitarão uma ficha interpretativa trabalhando compreensão do conteúdo proposto;
·         Construirão  produções textuais e um blog para exposição das atividades desenvolvidas.

10) Recursos:
·         Computador, internet, broffice, data show, texto on line e xerocopiado, máquina fotocopiadora, câmera digital, quadro negro, giz, etc. utilização do sites:

11) Atividades propostas para os alunos:

( x) ficha interpretativa                                (   ) relatório                            ( x) ilustração
(x) produção de texto                                 (   ) dramatização
(x) outros: será utilizado impress para as produções textuais.


12) Forma de avaliar o aproveitamento dos alunos:
  Os alunos serão avaliados de forma diagnóstica, contínua e formativa verificando o interesse, participação, freqüência e desempenho no desenvolvimento das atividades propostas.

nelyrocha0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário