terça-feira, 14 de junho de 2011

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Ao falarmos sobre histórias em quadrinhos, lembramos daquelas fantásticas e divertidas trazidas pelos gibis, não é verdade?
Elas compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo.
Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento com forma de divertir, causar o humor.
Mas podem também transmitir uma informação, uma alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros.
Elas possuem características específicas. Vamos conhecê-las?



Mauricio de Sousa – o maior escritor de
histórias em quadrinhos do Brasil

*O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o pensamento dos personagens).

* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.

* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um caro ou buuum para representar uma explosão).

*São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids
                
         OFICINA DE FORMAÇÃO: As Tecnologias de Informação e Comunicação nos
                                                               anos  iniciais  do  Ensino Fundamental



Nome do (a)  cursista:  Maria Aparecida Rodrigues de Araújo
                                        Nely Aparecida da Rocha Silva
                                        Rozeli de Souza Gomes


               PLANO DE AULA: UTILIZAÇÃO DO VÍDEO, DVD e CINEMA EM SALA DE AULA

1)Tema: Poluição ( Tirinhas do Menino Maluquinho)
2) Disciplina: Ciências e Língua Portuguesa
3) Ano : 4º ano A                        Total de alunos:  20
4) Duração:  04    aulas. 
5) Data prevista:  14/06/2011  e  21/06/2011            Horário:  750 às 930

6) Objetivos (2 a 3 objetivos):
·         Conhecer e identificar as variedades de gêneros textuais, especificamente  as histórias em quadrinhos, compreendendo  a mensagem que o autor quer comunicar;
·         Através da música comparar a vida na zona rural e zona urbana, atentos aos problemas ambientais causados pelo homem;
·         Conscientizar-se sobre a necessidade da preservação ambiental.

7) Título do vídeo ou filme:
·         Vamos preservar o meio ambiente ( turma da Mônica)
·         Deus no sertão ( Chico Bento)
·         Tirinhas do menino Maluquinho.

8) Relação do conteúdo trabalhado com o filme (breve descrição):
·         Poluição  das águas, desmatamento, reflorestamento, cuidado com lixo, reciclagem, preservação ambiental.
·         Os diferentes lugares zona rural e zona urbana.

9) Metodologia e técnica mais adequada (Descreva como será desenvolvida a atividade):
·         Os alunos farão leitura on line do texto gênero textual histórias em quadrinhos;
·         Assistirão os vídeos observando atentamente a questão dos problemas ambientais, desmatamento, poluição;
·         Destacarão as partes mais importantes nos diálogos em quadrinhos e na música
·         Farão uma análise da linguagem observando como a estória é contada, argumentando oralmente o que mais chamou-lhes a atenção tanto nos diálogos dos personagens como nas cenas apresentadas, explanarão qual é a mensagem  abordada no vídeo observando a diferença dos ambientes ( zona rural e zona urbana).
·          Digitarão uma ficha interpretativa trabalhando compreensão e gramática.

·         Construirão  produções textuais utilizando o site story jumper e um blog para exposição das atividades desenvolvidas.

10) Recursos:
·         Computador, internet, broffice, data show, texto on line e xerocopiado, máquina fotocopiadora, câmera digital, quadro negro, giz, etc. utilização do sites:

11) Atividades propostas para os alunos:

( x) ficha interpretativa          (   ) relatório                            ( x) ilustração
(x) produção de texto           (   ) dramatização
(x) outros: será utilizado story jumper para as produções textuais.

12) Forma de avaliar o aproveitamento dos alunos:
  Os alunos serão avaliados de forma diagnóstica, contínua e formativa verificando o interesse, participação, freqüência e desempenho no desenvolvimento das atividades propostas.
        






Nenhum comentário:

Postar um comentário