terça-feira, 26 de julho de 2011

Os tipos de linguagem

A linguagem verbal e não verbal



Procurando facilitar nossa compreensão sobre este assunto, analisaremos as imagens a seguir:



            


De acordo com nossa observação, percebemos apenas a presença de símbolos, sem nenhum tipo de escrita.
Mas será que esses símbolos nos dizem algo? Como interpretá-los?

Na verdade, eles têm muito a nos dizer. E nós, à medida que vamos adquirindo experiência e ampliando nosso conhecimento, conseguimos decifrá-los facilmente.

Trata-se de uma linguagem não verbal, na qual o objetivo da comunicação é nos alertar sobre algo. Como podemos conferir:

A primeira placa dialoga conosco da seguinte maneira:

Este local é reservado para pessoas portadoras de deficiência física.”

A segunda diz:

É proibido parar e estacionar”.

Assim como estas, há também várias outras, como por exemplo:
Silêncio, hospital!
Proibido fumar!
Cuidado! Cão bravo!
O semáforo do trânsito, além de gestos, dança e artes em geral, como pinturas, esculturas, teatro.
Já na linguagem verbal, a comunicação é realizada por meio de palavras, seja através de um cartaz, de um texto, uma propaganda, um anúncio, e muitos outros.
O importante é sempre lembrarmos:

Toda linguagem, seja verbal ou não verbal, possui um único objetivo:

Estabelecer algum tipo de comunicação entre quem fala ou escreve, e quem ouve ou lê.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids



Aprendendo sobre a Onomatopeia

Aprendendo sobre a Onomatopeia

Você já deve ter lido ou ouvido de uma pessoa adulta, ou até mesmo de uma criança que já sabe ler, uma História em Quadrinhos.
Ler é muito gostoso, e quando lemos histórias com personagens fantásticos, com superpoderes é muito mais emocionante, parece que estamos dentro do livrinho.
É assim que acontece nas Histórias em Quadrinhos, nas Charges e nos Gibis.
Vamos aprender um pouco sobre uma expressão escrita, muito utilizada nessas histórias, conhecida na língua portuguesa como:

Onomatopeia

O que seria de uma história em quadrinhos se não fosse a onomatopeia? Sabe esses nomes estranhos, que provoca uma fala diferente e divertida nas histórias? Pois é, eles geralmente aparecem para imitar barulhos, ruídos, sons e movimentos; e nem precisa ser só de pessoas, pode ser de animais, objetos e coisas.


Veja alguns exemplos de onomatopeias abaixo:

Dim Dong!!! - Imita o som de uma campainha;
Toc Toc!!! - Imita o som de uma batida na porta;
Atchim!!! - Imita o som de uma pessoa espirrando;
Bummmmmmm!!! - Imita o som de uma bomba;
Buáááá!!! – Imita o som de um choro;
Nhac!!! – Imita o som de uma mordida;

Viu como é legal aprender? Agora, convide um coleguinha ou outra pessoa e faça um desafio a ela, pergunte se ela sabe o que é a onomatopeia, e lembre-se das palavras estranhas nas histórias em quadrinhos. Aprenda brincando!


Por Giuliano Freitas
Pedagogo
Equipe Escola Kids

sábado, 16 de julho de 2011

Atividades de compreensão e interpretação de história em quadrinhos


 

Observe as histórias com atenção e responda às questões em seu caderno colocando apenas o nº da questão e a resposta.





1- O que Mônica está fazendo na HQs?

2- Por que ela aparece brava no penúltimo quadrinho?

3- Levante hipóteses: o que ela vai fazer após o último quadrinho?


4- Qual a semelhança entre a HQs do Cebolinha e a da Mônica que você leu anteriormente?

5- Como se chama a palavra que expressa o som do cachorro entrando na água?

6- Por que Cebolinha aparece surpreso no último quadrinho?







7- Onde acontece a HQs?

8- Por que Cebolinha está fugindo?

9- Qual a solução encontrada por ele?

10- Qual é a classe gramatical da palavra que aparece no último quadrinho?







11- O que Cascão está fazendo no início da HQs?

12- O que sai errado na história?

13- Como ele tenta resolver o problema?







14- Onde acontece a HQs? Quem participa dela?

15- Como Cebolinha consegue levar a foca daquele lugar?

16- O que deu errado nos seus planos?

17- Todas as HQs apresentam que tipo de linguagem predominante?